Associação Equoterapia

Atendimento Equoterapia

O atendimento na Equoterapia é precedido de diagnóstico, indicação médica e avaliações de profissionais das áreas de saúde e educação com o objetivo de planejar o atendimento equoterápico individualizado. A prática da equoterapia é realizada por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar.

A composição da equipe multiprofissional deve levar em consideração: o programa a ser executado; a finalidade do programa; e os objetivos a serem atingidos.

A equipe mínima de um centro deve ser composta por três profissionais: um fisioterapeuta, um psicólogo e um profissional de equitação. Pré-requisito básico para filiação de um Centro de Equoterapia à ANDE-BRASIL.

Há necessidade de um médico que atue como orientador e consultor técnico para as atividades desenvolvidas pelo centro de equoterapia.

O médico poderá fazer a avaliação clínica quando o praticante não tiver sido avaliado pelo seu próprio médico, com o objetivo de indicar, indicar com precauções ou contraindicar a praticar de equoterapia.