Equoterapia é Qualidade de Vida

Atualmente a equipe de equoterapeutas da Associação Equoterapia é formada por psicólogos, fisioterapeutas e pedagogo. Como objetivo principal de todos os atendimentos, busca-se a promoção da qualidade de vida do praticante, seu bem estar e inclusão social, porém, em cada área existem suas especificidades que atuam em busca de benefícios direcionados a necessidade de cada praticante. O contato e convívio com o cavalo em si e com todo o seu ambiente peculiar já trazem benefícios aos praticantes, contribuindo para a saúde do praticante.

O cavalo é o único animal que possui o movimento tridimensional, ou seja, que se assemelha a marcha humana. O movimento que ele transmite ao praticante quando o mesmo está montado é muito parecido como se ele estivesse caminhando, suas semelhanças são de 95% com a marcha humana. Logo, um praticante que não anda, ao andar a cavalo, tem a sensação de estar andando, estimulando o deslocamento do corpo, equilíbrio, coordenação, melhora no esquema corporal, facilidade na postura do tronco ereto e tônus muscular, entre outros ganhos.

Enquanto montado, o praticante experimenta sensações de liberdade, independência e autonomia, tornando-se mais confiante. Na relação com o cavalo, montado ou não, são desenvolvidas questões relacionadas à diminuição de ansiedade, controle de emoções, superação de medos e desafios, e o cavalo também desperta o desenvolvimento da afetividade, socialização e maior atenção e concentração.

A partir das vivências com os cavalos é possível notar que os benefícios dos praticantes se estendem para fora do picadeiro, sendo observados ganhos na área educacional na escola, no âmbito familiar e social, a partir da realização de pequenas atividades de vida diária em casa e em outros ambientes no qual ele está inserido.

Além da diminuição da ansiedade, o contato com o cavalo também proporciona a diminuição da agressividade, tornando o praticante mais sociável e empático, e no atendimento em equipe multidisciplinar é igualmente possível perceber que se pode ajudar e ser ajudado, trabalhando desta forma padrões de comportamento, aprender a lidar com regras e limites, sentimento de cooperação e conquista de pertencimento.

As sessões de Equoterapia também promovem ganhos relacionados a fala, linguagem, processos de memória, organização espaço-temporal, percepção visual e auditiva, raciocínio lógico, comunicação, dentre outros aspectos.

Quem pode fazer a Equoterapia?

Como método terapêutico, a Equoterapia consiste em utilizar todo o seu ambiente, seus materiais peculiares e a lida com os cavalos como um contexto favorável para o desenvolvimento das potencialidades de cada praticante, estando eles montados ou não. É indispensável e relevante que se conheça a patologia em causa, o cavalo, as técnicas específicas a serem adotadas nas áreas de saúde, educação e equitação e, igualmente, a necessidade do praticante. Para tanto, faz-se necessário estabelecer, antes de iniciar a primeira sessão, as indicações, contraindicações e as precauções a serem tomadas para cada praticante.

Algumas indicações:

• Lesões cerebrais, tais como paralisia cerebral, acidente vascular cerebral e traumatismo crânio encefálico;

• Sequelas de lesões medulares como mielomeningocele;

• Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;

• Distúrbios visuais e auditivos;

• Sequelas de patologias ortopédicas;

• Patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas;

• Psicoses infantis;

• Síndromes genéticas como a Síndrome de Down;

• Lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular;

• Disfunções sensório-motoras;

• Distúrbios evolutivos;

• Distúrbios de aprendizagem.