Associação Equoterapia

Equoterapia é Qualidade de Vida

Atualmente a equipe de equoterapeutas da Associação Equoterapia é formada por psicólogos e fisioterapeutas. Como objetivo principal de todos os atendimentos, busca-se a promoção da qualidade de vida do praticante, seu bem estar e inclusão social, porém, em cada área existem suas especificidades que atuam em busca de benefícios direcionados a necessidade de cada praticante.

O contato e convívio com o cavalo em si e com todo o seu ambiente peculiar, já trazem benefícios aos praticantes, pois além do bem estar emocional e de uma promoção da qualidade de vida, irá contribuir para a saúde do praticante.

O cavalo é o único animal que possui o movimento tridimensional, ou seja, que se assemelha a marcha humana. O movimento que ele transmite ao praticante quando o mesmo está montado é muito parecido como se ele estivesse caminhando, suas semelhanças são de 95% com a marcha humana. Logo, um praticante que não anda, ao andar a cavalo, tem a sensação de estar andando, estimulando o deslocamento do corpo, equilíbrio, coordenação, melhora no esquema corporal, facilidade na postura do tronco ereto e tônus muscular, entre outros ganhos.

Enquanto montado, o praticante experimenta sensações de liberdade, independência e autonomia, desta forma, tornando-se mais confiante. Na relação com o cavalo, montado ou não, são desenvolvidas questões relacionadas à diminuição de ansiedade, controle de emoções, superação de medos e desafios, e o cavalo também desperta o desenvolvimento da afetividade, socialização e maior atenção e concentração.

A partir das vivências com os cavalos é possível notar que os benefícios dos praticantes se estendem para fora do picadeiro, sendo observados ganhos na área educacional na escola, no âmbito familiar e social, a partir da realização de pequenas atividades de vida diária em casa e, em outros ambientes no qual ele está inserido.

Além da diminuição da ansiedade, o contato com o cavalo também proporciona a diminuição da agressividade, tornando o praticante mais sociável, e no atendimento em equipe multidisciplinar também é possível ele perceber que pode ajudar e ser ajudado, trabalhando desta forma, padrões de comportamento, como também aprender a lidar com regras e limites.

As sessões de Equoterapia também promovem ganhos relacionados a fala, linguagem, processos de memória, organização espaço-temporal, percepção visual e auditiva, raciocínio lógico, comunicação, entre outros aspectos.