Associação Equoterapia

RÉDEAS DA VIDA

“Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou de necessidades especiais”- ANDE Brasil (Associação Nacional de Equoterapia)

Desde 1997 a Equoterapia é conceituada como método terapêutico edificado a partir de preceitos técnico-científicos e direcionada ao desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos praticantes atendidos.

A partir dos resultados e comprovações científicas obtidas, a eficácia da utilização terapêutica dos cavalos, do ambiente equoterápico e da instrumentalização técnica dos profissionais, a Equoterapia tornou-se mais abrangente, criando-se o Projeto Rédeas da Vida.

O presente projeto busca seguir nesse rumo, utilizando o ambiente da Equoterapia, seus materiais peculiares e na lida com os cavalos o contexto favorável para o desenvolvimento de adolescentes entre 12 e 18 anos, residentes na cidade de Santos, no sentido de desenvolver em cada indivíduo as características e valores inerentes a qualquer profissional apto ao mercado de trabalho, possibilitando novos aprendizados e auxiliando no processo de inclusão social e profissional.

O projeto Rédeas da Vida surge como uma proposta pioneira para abarcar o processo de habilitação vocacional, auxiliando adolescentes com deficiência e/ou necessidades especiais, caracterizando-se como um instrumento disponível para a sociedade e um aliado neste processo.

Em Julho de 2013 o Projeto Rédeas da Vida teve início na Associação Equoterapia de Santos, co-financiado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e em Dezembro de 2014 teve sua renovação até Dezembro de 2015. (Fiquei na dúvida se colocar que esse ano é a Associação que está pagando)

O Projeto “Rédeas da Vida” é uma Ação Social que pretende identificar em cada participante suas potencialidades e, através do processo de Habilitação Vocacional, desenvolver suas habilidades, facilitar o autoconhecimento e a superação de desafios. Define-se Habilitação Vocacional como o conjunto de especificidades técnicas voltadas ao treinamento de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais direcionadas a execução de qualquer ofício exigido no mercado de trabalho. O ideal do presente projeto é construir mecanismos que utilizem o ambiente da Equoterapia e suas peculiaridades direcionando-os ao treinamento do público-alvo buscando a habilitação vocacional e a inclusão social dos mesmos.

Atualmente são atendidos 10 participantes, cada um deles freqüenta o projeto uma vez por semana por um período de uma a três horas, de manhã ou à tarde, exercendo atividades em grupo com a equipe ou individuais, conforme o perfil de cada um deles. Sempre acompanhados por um profissional habilitado que atuará em busca dos seguintes benefícios: aprimoramento das qualidades necessárias aos relacionamentos interpessoais; aumento da auto-estima; conquista da autonomia e independência; reconhecimento das próprias limitações e potencialidades; encorajamento e tomada de iniciativa; mobilidade de raciocínio, concentração e atenção; melhoras de conduta; capacidade adaptativa; organização e estruturação espaço-temporal; aumento da agilidade e mobilidade física; experiências de prazer e superação de desafios; senso de responsabilidade e cooperação e solidariedade e liderança.

As atividades são realizadas no ambiente administrativo e/ou no ambiente terapêutico, envolvendo também os cuidados com os cavalos, como escovação, condução, limpeza de baias, porém, o projeto não envolve a montaria, o objetivo do mesmo é dar subsídios para que os participantes, atuando como agentes da equipe sejam treinados para posteriormente serem incluídos no mercado de trabalho.

É importante salientar que para participar do projeto é necessário ter entre 12 e 18 anos, residir na cidade de Santos, serem praticante ou ex-praticante de Equoterapia ou ser encaminhado pela SEDUC (pela Seção de Educação Especial).

“A Equoterapia é um método terapêutico, holístico, que utiliza os recursos fornecidos pelo cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, montado ou não, buscando um desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. Habilita, reabilita, previne e educa o praticante de forma global” – Dra. Gabriele Brigitte Walter

IN South Africa

Higher Salaries Can Worsen

Donation So Far: $15000
Duis sed odio sit amet nibh vulpuate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsuy veli. Nam nec telus aodio tincid unt auctor Class aptent taciti sociosqu adlitora orquper conubiea Mauris ine odio.
VIEW ALL STORIES