Associação Equoterapia

Pioneiro na utilização do método Equoterapia na Baixada Santista

Pioneiro na utilização do método Equoterapia na Baixada Santista, oferece atendimento a crianças, adolescentes e adultos deficientes e/ou com necessidades especiais. A sessão se inicia com a chegada do praticante no picadeiro, no qual ele poderá participar de diversas atividades, tais como: alimentação, escovação, banho, montaria, entre outras. Cada sessão tem duração de até 45 minutos, respeitando sempre o limite de cada praticante. Durante a sessão eles são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, psicólogos, equitadores, condutores de cavalos e auxiliares lateral, que atuam de forma interdisciplinar. Todos habilitados para pratica desse método. O atendimento inicia-se com a realização das avaliações e entrevistas:

• Entrevista inicial
  • Avaliação médica-ortopédica e realização de exames de imagem
  • Avaliação fisioterapêutica
  • Entrevista psicológica

Os praticantes de Equoterapia só iniciam o atendimento no picadeiro após o término das avaliações e entrevistas citadas, obtendo as autorizações necessárias para a prática deste método terapêutico. Os objetivos gerais de atendimento, atividades que farão parte da rotina terapêutica de cada praticante, intervenções, escolha do animal que será utilizado nestes atendimentos, são definidos durante o período de avaliação seguindo o cronograma e a especificidade do praticante.

O atendimento pela Prefeitura Municipal de Santos é anual, tendo início em Janeiro/Fevereiro com as avaliações e término em Dezembro, onde é realizada a alta do praticante e o mesmo, tendo idade até 18 anos, poderá se reinscrever na lista de espera.

Centro de Atendimento de Santos:  Atendimentos gratuitos e bolsistas.

HORÁRIO ATENDIMENTO O atendimento acontece de 2ª à 6ª feiras das 08h30 às 12h15 e 14h às 17h15